fbpx

MINDFULNESS NAS ORGANIZAÇÕES

Equilíbrio como alicerce para a transformação digital.

compartilhe

Implementando metodologia ágil através de Mindfulness:

Nosso mundo está cada vez mais volátil, ambíguo, incerto e complexo. Diante dos desafios das organizações, a Sati desenvolve treinamentos de soft skills que são a base para a transformação digital com mais aderência e equilíbrio.

Na era da interrupção digital, vida virtual e mídia social, não é difícil entender por que as grandes organizações estão adotando práticas de mindfulness e incentivando os funcionários a explorar os benefícios de estar consciente do momento presente.

Tanto o ágil quanto o mindfulness compartilham temas e abordagens comuns que são fundamentados, táteis e de senso comum para a realização dos objetivos.

Mindfulness ou atenção plena , é entendido como um estado mental que se relaciona com a intenção e a consciência de um indivíduo de viver totalmente imerso no momento.

“ Eu defino mindfulness como a prática de estar totalmente presente e vivo, corpo e mente unidos. Mindfulness é a energia que nos ajuda a saber o que está acontecendo no momento presente. ”- Prêmio Nobel da Paz monge budista Thich Nhất Hạnh

Alguns dos princípios fundamentais que são frequentemente associados à atenção plena incluem abertura, reflexão, descoberta, flexibilidade, adaptabilidade, avaliação focalizada e tomada de decisão pragmática. Cada vez mais, a atenção tornou-se um foco para as organizações que buscam maximizar a criatividade, inovação e inteligência emocional de seus funcionários e equipes, e há vários estudos acadêmicos importantes que tentaram quantificar os benefícios.

acreditamos
que o cultivo da consciência é um campo fértil de insights e ideias inovadoras.

Mindfulness e Métodos Ágeis - Semelhança e Compatibilidade

Para alcançar alguns dos benefícios mencionados acima, muitos dos princípios da atenção plena são compartilhados com aqueles das práticas ágeis. A abordagem ágil dá importância às pessoas, à colaboração e à capacidade de resposta às mudanças, e visa proporcionar benefícios como envolvimento aprimorado de partes interessadas e equipes, feedback inicial ao cliente, identificação antecipada de problemas e retorno antecipado do investimento.

Quando se considera que a prática da atenção plena visa estimular a inteligência emocional, os relacionamentos interpessoais empáticos e a flexibilidade para aceitar a mudança, torna-se cada vez mais aparente que há semelhanças na mentalidade e na pegada dessas duas abordagens.

PONTOS DE ENCONTRO:

Princípio 1: Pessoas no coração

Princípio 2: Obras de simplicidade

Princípio 3: Adaptabilidade impulsiona a sustentabilidade

Princípio 4: O foco é fundamental

VOLTANDO AO BÁSICO:

As principais áreas de semelhança entre ágil e mindfulness também são algumas das características que definem cada abordagem: Pessoas, Simplicidade, Adaptabilidade e Foco.

As equipes ágeis podem aproveitar os pontos de contato com atenção plena para maximizar seus conjuntos de habilidades existentes e, por fim, alcançar seus objetivos.

 As duas abordagens são complementares.

FACILITAMOS O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS PARA INDIVÍDUOS E ORGANIZAÇÕES AMPLIAREM SEUS PRÓPRIOS RECURSOS INTERNOS.

COMO FUNCIONA?

Desenvolvemos soluções customizadas de acordo com a necessidade do cliente, para atender tanto as organizações que estão iniciando o desenvolvimento da consciência corporativa quanto para as que estão buscando um profundo engajamento e maior impacto.



Sobre a Facilitadora: 

Ane Saraiva: Instrutora Sênior Certificada pelo Mindfulness Trainings International sob orientação do Lama Jangchub Sempa Gyatso. Começou a praticar meditação em 2011 em meio à sua carreira como gestora. Participou de diversos retiros e viveu no Templo Budista Chagdud Gonpa Khadro Ling no ano de 2015, onde teve a oportunidade de conviver com Lamas de diversos países e aprofundar seus estudos sobre Budismo e sua técnica meditativa. Após experimentar os benefícios da meditação, decidiu disseminar esta bem-aventurança nos grandes centros urbanos. Ane é membra da AbraMind, Rede Instrutores que tem por missão semear a prática, a aprendizagem e o conhecimento para o bem-estar e a paz. Desenvolve Mindfulness no contexto organizacional e grupos de Mindfulness em Porto Alegre e outras localidades do Brasil.

NOSSOS CLIENTES:

compartilhe

Contato:

Av. Lucas de Oliveira, 894 Bairro Petrópolis Porto Alegre /RS
Fechar Menu