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Ane Saraiva

Instrutora Sênior Certificada pelo Mindfulness Trainings International sob orientação do Lama Jangchub Sempa Gyatso. Começou a praticar meditação em 2011 em meio à sua carreira como gestora. Participou de diversos retiros e viveu no Templo Budista Chagdud Gonpa Khadro Ling no ano de 2015, onde teve a oportunidade de conviver com Lamas de diversos países e aprofundar seus estudos sobre Budismo e sua técnica meditativa.

Você é Viciado em Julgamento?

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Quando tentamos investigar os julgamentos e conseguimos difundi-los, podemos aprender a escolher como olhamos as coisas e reagimos a elas.

 

De toda a maravilhosa variedade de pensamentos que são possíveis, os julgamentos negativos sobre nós mesmos e os outros são uma das obsessões compulsivas da mente. É como se o cérebro humano tivesse uma glândula hiperativa que segregasse julgamentos, assim como a glândula adrenal secreta adrenalina. Os julgamentos negativos e reativos podem surgir instantaneamente e em relação a quase qualquer coisa. Às vezes, eles se concentram quase exclusivamente em você, e às vezes quase exclusivamente em outros.
Exercício: Investigação de Julgamentos
Se você permitir que os julgamentos críticos permaneçam não examinados, eles podem vir a ocupar muitos de seus pensamentos e emoções, e até mesmo seus sonhos. Mas se você os examina, encontrará temas repetitivos que estão conectados a eventos anteriores da vida e descobre que até mesmo seus julgamentos com relação aos outros muitas vezes estão enraizados no auto-julgamento ou em eventos que aconteceram mais cedo na sua vida — às vezes quando você era muito jovem. É uma boa prática para investigar todos os seus julgamentos e esta prática irá ajudá-lo a fazer exatamente isso. Dê-se cerca de trinta minutos para este inquérito.
Desfrute o momento. Passe pelo menos cinco minutos praticando respiração consciente.
Lembre-se de um julgamento. Em seguida, veja se você pode se lembrar de um forte julgamento que você teve sobre si mesmo ou alguma outra pessoa nos últimos dias.
Tome nota das sensações no corpo. Quando você se sente no julgamento, observe se há um componente físico — algo que você sente em seu corpo. Passe alguns minutos investigando a forma como o seu corpo se sente ao refletir sobre este julgamento.
Explore os pensamentos que acompanham o julgamento. Houve alguma coisa automática na forma como este julgamento surgiu? Por exemplo, o julgamento foi uma reação a algo ou a alguém? Gaste pelo menos cinco minutos investigando os pensamentos que surgem em relação a este julgamento.
Explore as emoções que acompanham o julgamento. Por exemplo, alguns julgamentos podem gerar raiva, enquanto outros evocam vergonha e outros evocam compaixão. Gaste algum tempo investigando as emoções que surgem em relação a este julgamento.
Perceba sua mente observando. Note como a parte de você que está investigando este julgamento não está julgando nada; Está simplesmente observando sensações corporais, pensamentos e emoções com equilíbrio e curiosidade.
Lembre-se se esse tipo de julgamento surgiu antes. Surgem frequentemente? Se sim, você tem alguma noção de por que você tem essa reação forte e automática? Isso o isola dos outros ou faz você se sentir mais conectado? Você pode sentir de onde vem? Por favor, passe alguns minutos a refletir sobre as associações históricas relacionadas com este julgamento.
Escreva sobre algumas das idéias que surgiram. Tome um pouco de tempo para escrever sobre o que surgiu para você e como você investigou seus julgamentos. Que tipos de sensações e emoções físicas foram associadas a diferentes julgamentos? Você descobriu alguma associação entre julgamentos e eventos anteriores da vida?
Tente este exercício da próxima vez que você achar que está tendo uma forte reação crítica em relação a alguém. Veja se você pode notar o que acontece em seu corpo, como seu corpo se sente. Então imagine que você está inclinando-se para a outra pessoa com o dedo indicador apontando para a pessoa e um olhar tenso em seu rosto (às vezes você pode até mesmo pegar-se nesta postura). Aprecie que quando você aponta para o outro, você tem outros três dedos apontados para trás em você mesmo. Siga-os de volta. Muitos pensamentos e julgamento sobre os outros têm suas origens em eventos dolorosos no início da vida. Esses tipos de julgamentos exigem profunda investigação pessoal sem julgamento.
Desativar Julgamentos
Os julgamentos são como bombas que podem ser acionadas por eventos da vida. Imagine que você está no supermercado e vê uma mãe furiosa dando um tapa na perna da filha e a criança parece humilhada quando ela vê você assistindo. Ou imagine que alguém o fecha no trânsito próximo a um cruzamento, para que você fique preso no semáforo enquanto ele dirige. Imagine um cenário em que seu cônjuge critica sua limpeza da casa. Esses tipos de eventos podem desencadear julgamentos fortes e raiva.
Os julgamentos negativos podem explodir em nossas mentes a qualquer momento e nos dominar com condenações imediatas e emocionalmente esmagadoras dos outros ou de nós mesmos. O corpo se contrai, a pressão arterial sobe e a respiração sobe para o peito e se torna superficial e rápida. A resposta de luta ou fuga foi acionada, e um desejo de dizer ou fazer algo inunda você. Nestes momentos, palavras lamentáveis ​​podem saltar da sua boca e ferir os outros, e embora geralmente não conheçamos nossas projeções, podemos aprender muito sobre elas se estivermos dispostos a investigar nossos julgamentos reativos com a intenção de neutralizá-los.
As bombas com os fusíveis mais curtos são freqüentemente encontradas em nossos relacionamentos com outras pessoas. Políticos e estranhos no trânsito são uma fonte comum de pequenas e freqüentes reações que vêm e vão como fogos de artifício. Mas nossos relacionamentos amorosos podem desencadear enormes reações explosivas que podem criar enormes sofrimentos por anos. Palavras descuidadas podem cortar profundamente e deixar cicatrizes que nunca desaparecem. Como as relações de amor são tão íntimas, elas têm a capacidade de suscitar reações emocionais que estão ligadas a eventos interpessoais traumáticos anteriores. Esta é uma razão por que esses relacionamentos são tão repletos de projeções. As projeções são mecanismos de defesa do ego que operam principalmente inconscientemente e impõem às relações atuais as lesões emocionais de relacionamentos mais próximos, como com sua mãe, seu pai ou seu primeiro amor. Embora geralmente não conheçamos nossas projeções, podemos aprender muito sobre elas se estivermos dispostos a investigar nossos julgamentos reativos com a intenção de neutralizá-los.
Exercício: Desativando Julgamentos
Esta prática irá ajudá-lo a fortalecer sua capacidade de desarmar julgamentos, trazendo consciência e compaixão aos sentimentos aversivos. Uma parte inextricável do desenvolvimento desta habilidade é deliberadamente fazer contato com sentimentos difíceis. No entanto, se em algum momento esta exploração atenta se torna muito perturbadora, volte a sentir a respiração na barriga. Além disso, observe que desativar um julgamento não significa se livrar dele; Significa neutralizá-lo ou remover sua picada.
Sente-se confortavelmente e comece trazendo toda a sua atenção para a respiração que vai e vem na barriga. Se quiser, coloque a mão na barriga e sinta-a subir com a respiração e caindo com a respiração. Fique com esta prática, até que goste antes de prosseguir.
Lembre-se do julgamento que você explorou no exercício anterior, ou qualquer outro julgamento que você gostaria de explorar e desarmar. Primeiro observe quem ou o que você estava julgando. Observe os pensamentos e emoções reativos ligados ao julgamento, incluindo quaisquer histórias, crenças ou memórias que surjam. O que você está julgando sobre este evento e as pessoas envolvidas nele? Esteja aberto e acolha as emoções que surgem nessa exploração, e responda a esses sentimentos com bondade e compaixão. Observe que esses sentimentos e memórias estão conectados ao julgamento, mas separados dele.
Sinta as sensações corporais conectadas às memórias e emoções que surgiram quando você considerou seu julgamento, e mova-se para frente e para trás entre essas sensações e os pensamentos e emoções algumas vezes. Observe a diferença entre as formações mentais (pensamentos, emoções, memórias) e as formações sensoriais (experiências de visão, som, tato, olfato e paladar). Desta forma, você pode usar o corpo para ancorar no aqui e agora e desarmar pensamentos e emoções difíceis, removendo alguns de sua carga.
Perceba sua mente observando. Afaste-se do foco no julgamento e dos fenômenos mentais e físicos associados a ele e tome alguns minutos para refletir sobre a parte de você que apenas explorou esses estados mentais, emocionais e físicos — uma parte de sua consciência que você pode imaginar como A consciência de observação ou de testemunho. Observe que a parte de você que está ciente de julgar é curiosa, mas não é julgadora. A consciência pode notar o julgamento e os fenômenos mentais e físicos associados a ele sem se envolver neles. À medida que você reflete sobre essa consciência, observe se o seu coração amacia de alguma forma e você se sente um pouco menos crítico.
Desta perspectiva você pode estender o amor e a compaixão a você mesmo e para qualquer coisa que venha com esta reflexão. Você também pode estender compaixão e amor-bondade a quem você pode estar julgando. Quais são as palavras e gestos que você gostaria de oferecer a si mesmo para qualquer dor ou infelicidade que surge? O que você diria a alguém que você ama que estava se sentindo assim?
Observe o que acontece em seu corpo e mente ao oferecer essas expressões de compaixão e amor-bondade. Preste atenção ao que surge para você fisicamente, mentalmente e emocionalmente e procure conexões entre os eventos mentais e suas contrapartes emocionais ou físicas. Por exemplo, a auto-compaixão pode criar uma sensação de liberação no peito, ou auto-perdão pode permitir a barriga amolecer.
Volte à respiração consciente, trazendo toda a sua atenção para a respiração que vai e vem na barriga por alguns momentos antes de concluir este exercício.
Tire algum tempo para escrever sobre os pensamentos e sentimentos que você experimentou neste exercício. Escreva sobre suas reflexões sobre as perguntas acima, o mais especificamente possível. Preste especial atenção aos julgamentos reativos e quaisquer associações históricas que eles possam ter em sua vida, bem como quaisquer sensações associadas aos julgamentos com os quais você trabalhou. Que palavras de auto-compaixão e amor-bondade surgiram para você neste exercício? Como as sensações associadas aos julgamentos mudaram quando você se ofereceu palavras de bondade amorosa e compaixão?
Às vezes, nossos pensamentos e sentimentos criam julgamentos reativos simplesmente porque nos recusamos a reconhecê-los ou senti-los.
A sabedoria cresce a partir do “um passo removido” tipo de consciência cultivada por esta prática. De fato, simplesmente nomear uma coisa (“julgamento”) é um primeiro passo poderoso para desarmá-lo.
Este artigo foi adaptado do livro do Dr. Bob Stahl e Steve Flowers , Living with Your Heart Wide Open.
fonte: https://www.mindful.org/are-you-addicted-to-being-judgy/

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