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presencial e on-line

liberte-se do estresse e ansiedade

  • Aprenda como reduzir os níveis de estresse e ansiedade que comprometem sua produtividade e sequestram sua saúde;
  • Saiba como ter mais motivação e disciplina para alcançar seus objetivos de vida;
  • Seja capaz de reconhecer e conduzir seus sentimentos e emoções aproveitando-os da melhor maneira;
  • Redefina a rota da sua própria vida.

Curso meditação mindfulness

o que vamos aprender?

Desprogramar o piloto automático, viver no presente  e não se deixar levar pelas pressões do dia a dia;

Desenvolver foco e concentração para ficar conectado com o que acontece enquanto acontece;

Desbloquear a criatividade, poder de tomada de decisão e inovação;

Relaxar e suavizar o excesso de pensamentos.

Reconhecer e gerenciar melhor todas as emoções e sentimentos que ocorrem de forma leve e espontânea;

Ter mais lucidez e discernimento em tempos são desafiadores e navegar com mais segurança em meio ao caos.

descubra como é viver
com mais equilíbrio

Por que o autenticaMente funciona tão bem?

O programa é baseado na filosofia do Mindfulness (Atenção Plena no Brasil) e tem como objetivo o desenvolvimento da autenticidade individual, da sabedoria interna para lidar com os desafios diários da vida moderna. Quando entramos em contato com esse lugar de consciência e discernimento, podemos responder da melhor forma a qualquer experiência, aproveitando e desfrutando mais dos momentos felizes e agradáveis e sendo mais resilientes nos momentos desagradáveis, entendo que ambos fazem parte da vida. Esta maneira criativa e inteligente de perceber a si mesmo e ao mundo ao seu redor, possibilita a liberdade final de todos os padrões que nos empurram para a ansiedade e o estresse cada vez mais presente na sociedade brasileira.

o que tem de diferente de outros métodos?

Nosso curso de mindfulness propõe o rompimento de todos os padrões, estereótipos e mitos que vemos por aí sobre meditação. Você não vai precisar deixar de ser quem é para meditar ou mudar toda a sua vida para que ela se encaixe em um programa de meditação, pelo contrário. Incentivamos e encorajamos a cada aluno, identificar em si mesmo seus próprios valores, percepções, sentimentos e o que considera mais relevante, para a partir deste resgate, construir o seu próprio estilo de vida de equilíbrio e sabedoria, pois entendemos que trata-se de um ponto de vista individual e subjetivo. Indo na contramão de tantas regras e expectativas impostas por nossa sociedade e cultura, que servem como uma armadilha que nos prende em sofrimento, estresse e ansiedade.

vai funcionar para mim?

Atenção Plena é a concentração no momento presente, com a mente aberta e disposta a entender o que acontece em volta e dentro de você. Significa viver no presente, sem fazer juízo e não se deixando levar pelas pressões do dia a dia. Você está conectado com o que acontece enquanto acontece.  Este estado mental em que é possível estar presente e tranquilo, muda o seu comportamento e sua atitude em relação a você mesmo e ao mundo a sua volta. É uma prática laica (sem conteúdo religioso) ancorada na respiração e nos sentidos, focada nos acontecimentos percebidos no momento presente sem se deixar levar por histórias, medos e preocupações mentais. Nos despindo de nossas ansiedades e fantasias, percebemos melhor nossa realidade e nos permitimos a aproveitá-la mais e viver melhor.

desenvolva a habilidade de estar
atento ao que se passa no seu
momento presente.

o que muda depois do curso de mindfulness?

Equilibrar saúde mental e física

Você será capaz de ter mais equilíbrio e aplicar as ferramentas em todos os momentos da vida, transformando esta sabedoria em uma estilo de vida mais presente, estável e resiliente.

FOCO E CONCENTRAÇÃO:

Você será capaz de se manter ancorado nas experiências do momento presente (aprendendo a meditar). Atento ao que está fazendo ENQUANTO está fazendo e reduzindo o devaneio entre passado e futuro(mindfulness ou atenção plena). Saiba como as mídias sociais podem atrapalhar nossa capacidade de manter o foco.

Satisfação e qualidade de vida:

Reconhecimento do seu potencial humano de amor e bondade inatos e reconhecimento dos seu reais valores inseparáveis da sua essência e constituição individual.

O QUE:

Mindfulness, ou Atenção Plena é uma meditação laica (sem conteúdo religioso) ancorada na respiração e nos sentidos, focada nos acontecimentos percebidos no momento presente sem se deixar levar por histórias, medos e preocupações mentais. Nos despindo de nossas ansiedades e fantasias, percebemos melhor nossa realidade e nos permitimos a aproveitá-la mais e viver melhor.

PORQUE:

Passamos grande parte de nosso dia (+40% do tempo) desconectados do que estamos realmente fazendo e imersos em pensamentos, preocupações e histórias mentais; que em sua maioria são mais estressantes que o momento vivenciado no presente.
Ao longo das ultimas décadas, inúmeras pesquisas têm comprovado os benefícios da prática de Mindfulness para lidarmos com a sobrecarga de nossa vida diária.

como:

O Ciclo de Desenvolvimento de Mindfulness ocorre durante 4 semanas consecutivas, sendo um encontro por semana, onde os participantes irão aprender diferentes técnicas meditativas. 
Ao inscrever-se no programa, o participante também se compromete a reservar um breve tempo do seu dia para exercitar as práticas em algum momento da sua rotina semanal.

o curso de mindfulness é para você se:

Você se sente acelerado e pressionado com a quantidade de informação e estímulos que recebe?

Sente que 24 h não são suficientes para dar conta de tudo que precisa fazer?

Começa várias coisas e não finaliza, não tem objetividade e se distrai facilmente?

Tem dificuldade para dormir apesar do cansaço constante sente que a cabeça não desliga?

Preocupa-se excessivamente com o futuro e sente que não vai dar conta ou conseguir resolver?

DEPOIMENTOS DE EX-ALUNOS

como agimos normalmente?

Mente no piloto automático;
Insatisfação latente;
Pouca autonomia sobre nossas emoções;
Estresse e/ou ansiedade elevados;
Falta de atenção;
Impulsividade;
Dificuldades para dormir.;

 

Com a prática de Atenção Plena (curso de mindfulness)
desenvolvemos:

Maior clareza e tranquilidade;
Maior foco e concentração;
Maior Percepção emocional – agindo pró-ativamente e não
apenas re-agindo a situações;
Menos Estresse;
Menos Ansiedade
Mais Assertividade;
Qualidade de sono.

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1000 alunos já participaram dos cursos, programas e oficinas da Sati.

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mais de 70 eventos entre cursos, palestras, oficinas e workshops

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+ de 6mil pessoas impactadas através de palestras, oficinas, conferencias, cursos e workshops.

Sobre a facilitadora:

Instrutora Sênior Certificada pelo Mindfulness Trainings International sob orientação do Lama Jangchub Sempa Gyatso. Começou a praticar meditação em 2011 em meio à sua carreira como gestora. Participou de diversos retiros e viveu no Templo Budista Chagdud Gonpa Khadro Ling no ano de 2015, onde teve a oportunidade de conviver com Lamas de diversos países e aprofundar seus estudos sobre Budismo e sua técnica meditativa. 
Após experimentar os benefícios da meditação, decidiu disseminar esta bem-aventurança nos grandes centros urbanos. Ane é membra da AbraMind, Rede Instrutores que tem por missão semear a prática, a aprendizagem e o conhecimento para o bem-estar e a paz.
Atualmente pesquisa a influência das intervenções de Mindfulness no contexto educativo, em sua segunda graduação (psicologia), e desenvolve grupos de Mindfulness em Porto Alegre e outras localidades do Brasil.

Ane Saraiva

CURSO de mindfulness
PRESENCIAL EM PORTO ALEGRE!!!
garanta sua vaga aqui!

Escolha a quantidade de ingressos a serem compradas na caixa abaixo e clique em finalizar pedido, você será direcionada(o) para a plataforma da Eventbrite para finalizar seu pedido.

CURSO ON-LINE!!!
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Nossas últimas publicações no Instagram:
  • Então essa fome do estômago é muito caracterizada por algumas sensações físicas que nós temos como aquela sensação de vazio, ou até um pouco de dor no estômago muitas vezes isso me dá noção de que está na hora de comer eu estou com fome.
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Meu estômago está pedindo o alimento. .
Essa talvez seja a fome mais conhecida de todos nós.
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Quer aprender um exercício para saber reconhecer sua fome de estômago e também aprender a ouvir melhor o seu corpo? Não perde a nossa Live aqui no Instagram nesta quinta-feira às 21h!
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  • Talvez a mais sutil das 9 fomes.
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Esta fome acontece algumas vezes quando acreditamos que estamos com "desejo" de algum alimento, quando na verdade pode ser apenas a inteligência do corpo nos mostrando quais nutrientes estamos precisando.
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Você pode desenvolver a habilidade de reconhecer a fome das células com o EXERÍCIO:
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Perguntando ao Corpo o que ELE precisa
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Pode ser mais fácil de praticar quando você estiver passando por um resfriado, etc. Mas sempre vale a pena tentar em quaisquer condições:
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Quando estiver indo ao supermercado, se direcionando ao almoço, ou até mesmo à geladeira, PARE por um instante, pode até mesmo fechar os olhos e tente se conectar com os sinais do seu corpo.
Comece a perguntar ao seu corpo: Do que você precisa neste momento?
E permita que ele lhe mostre. ✨😉
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  • A fome do nariz se alimenta dos aromas, do perfume das coisas.
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O café que perfuma o espaço, aquele pão assando no forno...
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Podemos sentir o perfume de algo, de algum alimento e então isso pode disparar uma sensação de fome, um desejo por aquilo a partir da Fome do Nariz , exemplo?  Pipoca!
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Uma questão que devemos dar atenção é sobre a composição dos alimentos industrializados:
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Atualmente com todas essas possibilidades de aromatizantes artificiais, quando a gente se depara com algo que tem um cheiro inebriante, aquilo nos disparam uma expectativa de que vamos encontrar satisfação, saciedade e nutrição de acordo com o cheiro que estamos sentindo, só que devido a tantos produtos químicos, neste caso os aromatizantes artificiais, quando de fato eu provamos este alimento, algo soa estranho, parece que o sabor da comida não condiz com o perfume. .
Você já passou por isso?
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Pode ser também que continuemos comendo aquilo até acabar, até
chegar no fim na esperança de encontrar esse valor nutricional e essa satisfação que estamos procurando, apesar do corpo, boca e estômago estarem sinalizando que não os agrada!!!
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Já prestou atenção nisso?
Esta é a principal habilidade que Mindful Eating nos ajuda a desenvolver, de escutar os sinais do corpo, para além das aparências.
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  • A fome da boca é uma fome por sensações prazerosas. .
Ela varia, podendo ser sensações picantes, de gelado, de quente, de diferentes texturas, algo crocante, ou algo mais molinho. 
Essa variação acontece também ao explorar a textura dos alimentos dentro da boca e a própria mastigação.
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Sabe quando você coloca um biscoito de polvilho na boca e ao entrar em contato com a saliva ele derrete?
Ou então sentir aquele snack mais crocante com um molho cremoso...
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O gás da bebida na língua, o cítrico do refresco...
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Também dependem de outros fatores como genéticos ou então os hábitos alimentares da família, as tradições culturais e também depende de diferentes ocasiões e situações.
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E como satisfazer a fome da boca?
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EXERCÍCIO:
Experimente deixar a comida ou a bebida por um tempo prolongado, dentro da boca. Até mesmo ao tomar um gole de água, tente deixá-la em contato com a língua por mais tempo, sentido a sensação.
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  • Quando estiver em um evento onde está sendo oferecido uma grande variedade de alimentos e bebidas, pergunte-se: 
O QUE REALMENTE ME TRARIA SATISFAÇÃO AGORA?
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Ao fazer suas escolhas, procure estar consciente e prestando atenção ao que seu corpo está lhe mostrando, aos pensamentos que permeiam sua mente naquele momento, talvez identificando qualquer viés de escassez, restrição, etc.
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Saboreie com todos os sentidos, experimentando desacelerar a mastigação, deixando mais tempo na boca, explorando com a língua, sentindo o aroma e acompanhando a sensação de descer dentro do corpo.
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É possível desfrutar de eventos com muito prazer e sabedoria, livre de culpa e desconforto!
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  • FOME DOS OLHOS:
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Sabe aquele ditado que diz que: O OLHO É MAIOR QUE A BARRIGA? 
Pois é! Isso é absolutamente natural para nós seres humanos. Nós sentimos diversos tipos de fome, e resistir a uma lindeza dessa pode ser tarefa difícil.
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Talvez ao ver esta imagem, seu cérero pode ter sido capaz de simular a experiência em sua boca, não é mesmo?
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O olho vê e envia sinais à mente para dizer “nós estamos com fome disto!"
Os olhos convencem a mente a ignorar os sinais do estômago e corpo mesmo quando eles não estão com fome.
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As pessoas geralmente decidem quanto de comida irão comer baseadas no feedback dos olhos e com a mistura de cores e formas, que satisfaz a fome dos olhos.
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O que satisfaz a fome dos olhos? BELEZA!
Não somente a beleza na apresentação e preparo dos alimentos, mas toda a beleza disponível no mundo e na natureza.
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Quando quiser satisfazer mais sua fome dos olhos, PARE por uns instante e REALMENTE APRECIE a beleza de algo com consciênica, nutrindo-se disso.
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  • Sabe aquele alimento que você acredita que NÃO gosta? Já parou pra pensar sobre ele e sobre o motivo de você não gostar?
Muitas vezes nós somos influenciados pela fome da mente que se manifesta de diversas formas, uma delas é através destas "crenças" fixas que temos de nossa opinião sobre os alimentos.
Isso pode trazer dificuldades quando ou por indicação médica ou até mesmo por resolução de vida, desejamos acrescentar mais frutas e verduras em nossa alimentação, trazendo um mix de repulsa, culpa e frustração.
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A consciência alimentar nos convida a investigar e quem sabe transformar estas crenças, mas acima de tudo a desfrutar dos alimentos, honrando-os e abrindo todos os sentidos para experimentar as sensações reais naquele momento, muito além das ideias fixas, rígidas e preconceitos que possam existir. .
Praticar atenção plena na alimentação é estar presente no momento de forma aberta e sem julgamentos para o que for surgindo a cada instante.
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Já pensou nisso?
Conta pra gente nos comentários:
QUAL ALIMENTO VOCÊ DESEJA INTRODUZIR MAIS NA SUA ALIMENTAÇÃO EM 2019?
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  • O pensamento de escassez tem origens antigas em nossa mente e em nossos modos de viver e de se ralacionar com o mundo. Este pensamento afeta também nosso relacionamento com a comida.
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Nossos antepassados viviam em uma época em que a oferta de alimentos não era tão abundante como hoje, e poder garantir uma boa refeição era uma ocasião muitas vezes rara. .
Não falamos apenas dos antepassados distantes, como os homens das cavernas que precisavam caçar e coletar frutas diariamente para alimentar a tribo inteira, mas iclusive nossos pais ou avós podem ter vivencidado experiências de dificuldades de ter comida na mesa.
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Esse pensamento de escassez, ou seja, de ameaça, nos acompanha como um pano de fundo buscando garantir proteção e sobrevivência. Como se de repente a oferta de comida pudesse diminuir ou acabar, influencia nossos comportamentos às vezes exagerados, ingerindo mais alimentos do que é necessário, por medo de ficarmos sem.
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Este é um excelente exerício de se fazer para descobrir como o pensamento de escassez influencia nossos hábitos alimentares:
Quando estiver em situções de grande oferta de comida, como restaurantes ou eventos, reserve um breve tempo para investigar seus impulsos ou sensações. Quais vozes falam dentro da sua cabeça? O que elas dizem? O que está pode estar motivando estas ideias de escassez?
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  • FOME DA MENTE:
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Talvez a fome mais presente e a que mais nos atrapalhe. .
A mente está sempre "emitindo opiniões' sobre a comida, sobre o que comer, quando comer e o que comer.
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Alguns pensamentos de escassez podem estar relacionados com este tipo de fome, quando por exemplo entramos em um restaurante e ao olhar o buffet, já estamos antecipando o que e o quanto vamos comer, motivados por um sentimento de ameaça muito sutil, como se fôssemos ficar sem ter o que comer depois, o que pode nos confundir ou levar ao exagero.
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Esta fome está sempre tagarelando sobre o horário que comemos e que não comemos, quais alimentos são certos e errados, o que devemos fazer ou não fazer, trazendo bastante dúvida e culpa.
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Você consegue parar um instante para ouvir seus pensamentos antes de comer? O que eles estão dizendo?
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  • Nutrir-se com autocompaixão é fundamental para avançar em direção a um relacionamento mais pacífico com a comida, a alimentação e o corpo.
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Às vezes a comida é o conforto, algo que usamos para acalmar emoções difíceis, que naturalmente experimentamos de tempos em tempos como parte de ser humano.
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Nunca é errado comer, mesmo quando for por razões emocionais. No entanto, podemos descobrir que a comida NEM SEMPRE OFERECE UMA SOLUÇÃO verdadeira para a necessidade que estamos experimentando.
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Quando praticamos mindfulness e mindful eating, trazemos autocompaixão para nossa experiência, o que pode ser útil para NÃO ficarmos presos no ciclo de tudo ou nada:
"Queria fazer perfeito e estraguei tudo". .
Quando reconhecemos nosso sofrimento, podemos segurá-lo com bondade, em vez de julgamento.
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Com essa consciência gentil, também somos livres para explorar o que PODE SER ÚTIL ALÉM DA COMIDA a apoiar nossa luta.
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Como você acha que trazer bondade à sua experiência alimentar (e até mesmo à sua vida) seria útil?
  • Podemos começar a entender pelo que significa COMPAIXÃO.
Sabe quando você se depara com o sofrimento alheio podendo ser uma dificuldade enfrentada por um amigo, ou até mesmo uma pessoa estranha e sente que seu coração se abre ao surgir o desejo genuíno  de que este sofrimento acabe? Isto é compaixão.
A autocompaixão, por definição, envolve as mesmas qualidades. .
A compaixão não é só relevante apenas para as vítimas de inocentes, mas também para aqueles cujo sofrimento decorre de falhas, fraqueza pessoal ou decisões ruins. Do tipo que eu e você cometemos todos os dias.
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Três pilares da Autocompaixão:
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1) Reconhecimento do próprio sofrimento:
Quando estamos diante de situações difíceis, cometemos falhas ou temos comportamentos equivocados;
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2) Bondade consigo mesmo: Acolher-se e conforrtar-se, como faríamos com uma pessoa querida quando está com dificuldades).
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3) Condição de Humanidade Compartilhada: A consciência de que nosso sofrimento faz parte da condição humana, é comum a todas as outras pessoas, não nos deixando distantes ou isolados do mundo e é causado por diversas causas e condições das quais não temos controle.
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Eai? O que você acha? Conta pra gente sua opinião sobre isso!
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  • Você já percebeu como a água é diferente depois de um treino intenso ou no meio de um dia quente? Muitas vezes só podemos entender o valor de uma coisa simples se estiver faltando. E se você aproveitar o gosto da água da mesma maneira em qualquer situação?
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Comer consciente te convida a olhar para o comum com novos olhos. Observe, observe e aprecie as pequenas coisas ao seu redor e dentro de você.
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Não requer que você coma alimentos especiais ou incomuns. Não requer que você seja diferente de quem você é também. Simplesmente pede para você comer e abrir os olhos com consciênciada experiência completa que está disponível para ser desfrutada.
Ao praticar Mindful Eating, um almoço cotidiano pode se tornar uma celebração.
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Ao olhar realmente para a sua comida, dizendo olá para ela, você pode descobrir a dança de várias cores no prato.
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Você pode notar a textura única do pão e acompanhar uma mordida ao longo de sua jornada, da boca à o estômago.
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Você pode sentir como a água limpa está alimentando as células e o corpo a cada gole.
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Ao criar espaço entre duas mordidas, é mais provável que você também descubra o espaço de calma entre os pensamentos.
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A Consciência permite que você se reconecte com o que é: tanto em torno de você no prato e dentro de você no momento. Ao conceder toda a sua atenção aos pequenos detalhes, o ordinário se torna especial e a vida se transforma em uma celebração.
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JOGO: Descubra 3 coisas que você pode apreciar durante a sua próxima refeição!
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